Porto de Rio Grande (RS) faz embarque recorde de animais vivos para exportação
Exibição em 11 set 2020
Por Maurício Gasparetto, RBS TV, fonte: https://g1.globo.com/
É o maior carregamento de carga viva da história no local. Cerca de 100 caminhões transportam os animais de três fazendas da região até o navio.
O Porto de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, começou nesta semana uma operação para embarcar 26 mil bovinos para a Turquia e o Líbano. Esse será o maior carregamento de carga viva da história do terminal.
Até então, o maior embarque tinha sido em março deste ano. Com esse carregamento, o Porto de Rio Grande atinge 70 mil animais exportados desde o início do ano.
Embarcação adaptada
A operação acontece no cais do Estaleiro Rio Grande, que precisou ser adaptado. Cerca de 100 caminhões transportam os animais de três fazendas da região até o navio de 201 metros de comprimento e 32 metros de largura.
A embarcação atracou no estaleiro inaugurado há 10 anos para fabricar plataformas de exploração de petróleo da Petrobras. Sem encomendas, o terminal foi adaptado para o embarque inédito.
Toda operação está sendo acompanhada por fiscais do Ministério da Agricultura (Mapa). Cada animal possui um brinco, onde um chip foi instalado. É por meio dele que os fiscais monitoram as condições sanitárias.
“Eles estão acomodados, com alimentação, com água. Tá tudo dentro das normas, da legislação”, diz a auditora-fiscal do Mapa, Mariza Costa Santos.
Do Rio Grande do Sul, o navio segue para os dois países consumidores da carne produzida no estado. A exportação do gado vivo é uma exigência dos países do Oriente Médio.
“Foi possível alcançarmos os parâmetros internacionais de qualidade pra exportação, então, realmente teve que ter muito planejamento. Tem muita qualidade envolvida. A própria qualidade de todo o embarque, de todo o acompanhamento sanitário, é extremamente rigoroso. É uma carne que ganha o mundo também por essa característica, controle sanitário de alto padrão”, afirma Fernando Estima, superintendente dos Portos RS.
O embarque deve terminar no domingo (13), mobilizando 150 pessoas por dia. A viagem deve durar 20 dias. Desde 2010, mais de 500 mil animais foram embarcados no porto de Rio Grande.